Tempo de leitura: 7 minutos
Vamos falar nesse artigo sobre a insatisfação e reclamações.
Muitos de nós estamos insatisfeitos com algo e deixamos um espaço em aberto para que as reclamações e os mimimis das panelinhas tomem o comando de nossas ações. Paramos de pensar positivamente para navegar em um mar de energias turbulentas e agitadas, perdendo um contato com nosso brilho interior e o respeito ao próximo.
Durante nossa existência somos moldados a acreditar que devemos nos agarrar as coisas ou sofreremos. O sistema impõe tantas coisas que acreditamos fielmente que necessitamos de tudo isso, vivemos como loucos hipnotizados e dominados pelo medo, acreditando que não existem outras possibilidades e quando algo acontece de diferente, dizemos “estou com sorte hoje”.
Digo que a sorte não existe, o que existe são possibilidades criadas e sábios, despertos, sabendo aproveita-las.
Existem possibilidades maravilhosas sendo criadas a todo o momento, estamos aqui para sermos felizes e despertos, mas não conseguimos enxerga-las. Colocamos tanto peso em cima de tudo que fechamos as portas para que o novo possa entrar.
As reclamações por insatisfação são como veneno corroendo nossas veias. Começamos a reclamar das pessoas a nossa volta, os lugares não são tão bons ou horríveis, o clima sempre é ruim, o barulho é irritante, as pessoas não são legais, o trabalho não é agradável, o chefe é irritante, nada é bom. Na verdade, se parar para meditar, irá ver que tudo está certo, tudo está no seu devido lugar e da forma que é, a não ser você. Sim, infelizmente, está tão distante que não consegue apreciar nem a si mesmo. A ingratidão agulha o seu ser a todo o instante com o veneno de seus pensamentos negativos lhe transformando numa pessoa rude, agitada, amarga e nervosa. O seu grande ego, faz com que haja sempre na defensiva e impõe aquilo que é bom para você. Concluindo, você não está no controle e encontra-se desequilibrado e manipulado. Chegou a hora de mudar!
Toda vez que oscilamos em nossas vidas, é sinal de que não estamos em fase com o TODO.
Não somos presos a nada, nascemos livres e somos co criadores da própria realidade. Nossos pensamentos direcionam e moldam nossa existência. Você não é preso ao seu emprego, não é preso ao seu carro e ao seguro do automóvel, não é preso ao plano de saúde, não é preso a cidade onde mora, não é preso a nada, tudo isso você criou em algum momento. Se não está feliz onde mora e quer morar em outro local que aprecia mais, vá ser feliz. Se não dá para pagar o plano de saúde e seguro, vá ser feliz. Se não está feliz com o emprego, pare de reclamar e faça outra coisa, vá ser feliz. Esses são simples exemplos de inúmeros outros. Você é livre. Estamos aqui para a felicidade, para nos conhecer e sermos sinceros com nós mesmos, o que nos prende são os medos, crenças, preocupações futuras e o peso do julgamento do próximo. As vezes nos preocupamos tanto com algo que nem aconteceu, deixamos de fazer algo diferente que poderia ser maravilhoso e perdemos o momento de aproveitar uma grande possibilidade. No fim, acreditamos tanto no problema, doamos tanta energia para essa crença que co criamos a situação.
Passamos por ciclos em nossas vidas, pare de reclamar e seja grato pelo que foi lhe proporcionado até aquele momento. Se está infeliz, não culpe o outro e o externo, talvez seja apenas um momento de renovação do qual não está conseguindo compreender, então mexa-se, renove-se e vá em busca de outras possibilidades. Pode ser que precise de outro ponto de vista para compreender melhor a situação que está passando, estude para que possa conflitar suas crenças negativas ou vá em busca de alguém que enxergue fora da bola de neve que você tanto visualiza e critica. Você não pode mudar tudo a sua volta, mas pode mudar a si mesmo e fortalecer a sua fé.
Lembre-se de quando era uma criança, sem medos, sem cobranças e podia ser o super herói que queria. Traga essa criança para sua vida novamente. Reaprenda a acreditar em si mesmo, tornando o que era impossível, possível.
Abaixo menciono algumas afirmações positivas que podem ajudar a renovar o seu estado mental. Feche os olhos, respire várias vezes relaxando os ombros e as mãos, acalme sua mente e repita cada afirmação com intensidade 3x para si mesmo em voz alta todos os dias:
– EU SOU FELIZ;
– EU SOU ALEGRE;
– EU SOU SAUDÁVEL;
– EU SOU CALMO;
– EU SOU PROSPERO;
– EU SOU O AMOR;
– EU SOU GRATO…
Você também pode criar outras afirmações positivas. Veja o que está precisando e potencialize isso.
Tudo está e sempre esteve em você, repito, pare de reclamar sobre os acontecimentos exteriores. Você pediu para estar onde está agora, seja bom ou ruim na sua avaliação, não se faça de vítima. Quem criou essa situação foi você, porém, tem a possibilidade de criar uma nova realidade.
O nosso exterior nada mais é do que um reflexo do nosso interior. Mude a sua mente, alinhe aos seus sentimentos a tudo a sua volta se transformará. Enquanto não se transformar, sua sombra o perseguira, independente de onde estiver.
Seja como a flor de Lótus e brilhe mesmo na escuridão.
A linda flor do pantano
Lótus é um dos oito símbolos auspiciosos e uma das mais pungentes representações do ensino budista.
O significado da flor de lótus começa em suas raízes – literalmente! A flor de lótus é um tipo de lírio d’água, cujas raízes estão fundamentadas em meio à lama e ao lodo de lagoas e lagos. O lótus vai subindo à superfície para florescer com notável beleza. O simbolismo está especialmente nesta capacidade de enfrentar a escuridão e florescer tão limpa, tão bonita e tão especial para tantas pessoas.
À noite as pétalas da flor se fecham e a flor mergulha debaixo d’água. Antes de amanhecer, ela levanta-se das profundezas novamente, até ressurgir novamente à superfície, onde abre suas pétalas novamente. Por causa desse ritualismo, os egípcios antigos associavam a flor de lótus com o deus do sol Ra, porque a flor se fecha durante a noite e se abre todas as manhãs com o ressurgimento do sol.
Embora haja outras plantas que nasçam acima da água, apenas o lótus que devido à força do seu caule, sobe de oito a doze centímetros acima da superfície demonstrando a sua grandeza e exuberância.
De acordo com o Lalitavistara, “o espírito do melhor dos homens é impecável, tal como o lótus na água enlameada que não aderem a ele.”
De acordo com outro especialista, esotérico budista, “O coração dos seres é como uma lótus fechada: quando as virtudes do Buda desenvolver neles, o loto ira floresce; é por isso que Buda sempre esta representado em um lótus florescente”.
Na crença hindu, simboliza a beleza interior: “viver no mundo, sem se ligar com aquilo que o rodeia”.
Luz para todos. Gratidão. Namastê!